De Olho na Arte de Aprender Arte para Ensinar com Arte

CLAARTES PRODUÇÃO ARTÍSTICA E EDITORIAL

CLÁUDIA RIEG BARON - Artista e Arte Educadora

ATUALIZADO EM 10 FEV 2002

BUSCA

MAPA DO SITE

EXPERIÊNCIAS DA ARTE EDUCADORA CLÁUDIA RIEG BARON

    Esta página procura mostrar de forma superficial, as experiências que foram desenvolvidas pela professora e suas atividades em diversas escolas, dentro do horário normal de aula e em períodos opostos aos horários de aula. Esta situação possibilita que até pais participem das oficinas de Arte.

 

4.  EXPERIÊNCIAS DA ARTE EDUCADORA

 CLÁUDIA RIEG BARON

NO ENSINO CONTINUADO DA ARTE

 4.1  IDENTIFICANDO AS EXPERIÊNCIAS DA ARTE EDUCADORA CLÁUDIA RIEG BARON COM O ENSINO DA ARTE PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL

A pesquisadora após a conclusão do curso de graduação de Educação Artística na Universidade Regional de Blumenau, passou a ensinar em diversas escolas municipais de Brusque e Guabiruba. Elaborou um projeto de ensino de Artes através de Oficinas de Arte  que passou a aplicar em conjunto com alunos voluntários em expediente oposto ao horário escolar. A experiência relatada no capítulo 3 subtítulo  3.3 “ARTE UMA MANEIRA DE ALIVIAR TENSÕES”  faz parte desse projeto que  extrapolando o público formado por crianças que freqüentam a escola, oportunizou a uma mãe a  aprendizagem de pintura juntamente com os alunos e fora de uma sala de aula.

O objetivo do capítulo 4 “EXPERIÊNCIAS DA ARTE EDUCADORA CLÁUDIA RIEG BARON”  é mostrar aos professores do Ensino Fundamental as mais variadas atividades de Ensino de Arte desenvolvidas dentro e fora da sala de aula, em aulas regulares e extracurriculares desenvolvidas pela pesquisadora. Com o relato de suas experiências a Arte Educadora e pesquisadora apresenta aos professores do Ensino Fundamental uma oportunidade refletir sobre as possibilidades de fazer da disciplina de Artes uma disciplina que facilita o ensino de conhecimentos de outras disciplinas. É importante que o professor do Ensino Fundamental consiga  fazer as leituras de imagem de uma obra de Arte, que muitas vezes estão contidas em seu livro didático.

As experiências  desenvolvidas e mostradas nessa monografia podem ser um importante auxílio para os professores do Ensino Fundamental superarem dificuldades  que a Arte educadora e pesquisadora  venceu enquanto as realizou nos diferentes estabelecimentos escolares do Ensino Fundamental. As dificuldades mais comuns foram o ato de convencer diretores de escola e secretários da educação sobre a viabilidade das atividades, procurar convencer os pais dos alunos  a disponibilizar material para os trabalhos, conseguir convencer ´professores de outras disciplinas a trabalhar em conjunto, conseguir locais na comunidade para a realização de eventos e exposições dos trabalhos dos alunos além do tempo gratuito que é necessário  para tornar possíveis os eventos.

No intuito de facilitar a  leitura, as experiências são apresentadas em forma de subtítulos iniciando com “Motivação para Artes” no qual a pesquisadora quer mostrar aos professores do Ensino Fundamental  a idéia de que a aprendizagem de  Artes pode ser estendida ao público externo ao ambiente escolar independente de idade, como adultos e idosos.

A experiência com Argila é o trabalho apresentado com o subtítulo “O Conhecimento Através da Argila” no qual a pesquisadora apresenta aos professores do Ensino Fundamental como ensina aos alunos a construção de esculturas com Argila natural encontrada na região da escola. A parte referente ao desenho é mostrada em “Ensinar a Observar” na qual procura-se desenvolver a capacidade de observação de detalhes e formas habilidade que é importante para a realização de Leitura de Imagem. “As Riquezas da Pintura” é um subtítulo no qual a pesquisadora apresenta aos professores do Ensino Fundamental que é importante obter  a opinião dos alunos. Na experiência relatada  estão depoimentos dos alunos de pintura procurando mostrar como é importante para um professor obter o feedback dos alunos. A pesquisadora apresenta aos professores do Ensino Fundamental uma oportunidade para conhecer como desenvolveu uma experiência em que ensina Xilogravura que é apresentada no subtítulo “ Xilogravura: A Arte de Explorar os Claros e Escuros” .

Uma experiência interessante e positiva e que marca professores do Ensino Fundamental e seus alunos é relatada em “O Saber Ouvir” na qual procura-se aguçar no aluno a arte de escutar os sons que são produzidos ao seu redor. Os sons podem produzir diversas reações e muitas delas são representadas pelas expressões que o rosto apresenta. A pesquisadora acredita ser importante que os professores do Ensino Fundamental conheçam os sentimentos estampados nos rostos das crianças e para tal desenvolveu uma atividade que é apresentada em “As Expressões do Nosso Rosto” as quais são ilustradas com fotos dos alunos apresentando as diversas formas de mostrar os nossos sentimentos através do rosto. Partindo das expressões dos rostos, é muito interessante desenha-los e para ensinar alguns passos fundamentais aos professores do Ensino Fundamental a pesquisadora escreveu o subtítulo “Como Desenhar um Rosto” no qual ensina  os passos de como desenhar um rosto partindo da Leitura de Imagem do rosto de uma pessoa ou fotografia e explorando a  construção e as formas geométricas. Esse trabalho foi apresentado na feira de Matemática e após os alunos o apresentaram para alunos de outra escola.As experiências apresentadas nos subtítulos seguintes representaram um ganho de conhecimento muito grande para a pesquisadora  enquanto as desenvolveu. Foi através delas que sentiu a necessidade eminente em desenvolver um projeto que criasse uma oportunidade de ensino e aprendizagem de Artes para  os professores do Ensino Fundamental. Deixa-las de fora dessa monografia seria uma atitude egoísta, pois aqui estão disponíveis para que os professores possam usa-las como modelo ou apenas para aumentar e aprimorar seus conhecimentos.

PÁGINA INICIAL
ESCULTURAS
DESENHO DE ROSTOS
CASAS TÍPICAS
PINTURAS